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Estágio Curricular

Atualizado em 03/02/17 14:37.

Estágio Curricular é um componente da formação acadêmica, de caráter teórico-prático, desenvolvido no ambiente de trabalho sob orientação de um docente designado para tal fim e supervisão de um profissional vinculado à instituição concedente (campo do estágio) para o exercício da profissão e da cidadania.

O Estágio Curricular será desenvolvido em duas modalidades, a saber:

 

1. Estágio Curricular Obrigatório:

I - É um componente curricular, de caráter teórico-prático, com carga horária de 400h;

II - É requisito para aprovação e obtenção do diploma;

III - Deve-se iniciar a partir do previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da Licenciatura em Matemática do IME;

IV - Deve ser desenvolvido preferencialmente em instituições de ensino públicas.

 

2. Estágio Curricular Não-Obrigatório:

I - É aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória;

II - Esta modalidade de estágio deverá ser desenvolvida a partir do terceiro semestre letivo, durante o decorrer das atividades discentes dos alunos do Curso de Licenciatura

em Matemática, desde que não interfiram no desenvolvimento do Estágio Curricular Obrigatório e não ultrapasse vinte e quatro (24) meses de duração no local em que será realizado.

 

Os objetivos do Estágio Curricular são:

I - Integrar ao processo de formação do futuro licenciado em Matemática, ações que contemplem sua imersão no campo de atuação de modo a: problematizar a realidade profissional dialeticamente, intervir, investigar, interpretar criticamente e difundir o conhecimento a partir dos nexos com os demais componentes do currículo;

II - Contribuir para ampliar a visão e a atuação do futuro profissional, bem como dos envolvidos no processo de formação;

III - Constituir-se como um espaço formativo que atenda às necessidades sociais,preservando os valores éticos que devem orientar a prática profissional;

IV - Desenvolver a autonomia intelectual e profissional, possibilitando ao licenciado em matemática inovar, bem como lidar com a diversidade dos contextos;

V - Oferecer uma aproximação e compreensão da realidade profissional.

 

Para mais informações, leia o Regulamento de Estágio do IME.

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